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Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

AccessibilityUtil.com, uma ferramenta de colaboração de experiências em acessibilidade na Web

Categoria:

Tecnologias assistivas / Aplicativos

Descrição do projeto:

Atualmente a maioria das diretrizes existentes sobre como se desenvolver com acessibilidade não é aplicada em muitos processos de criação de aplicações web. Um dos motivos mais significativos para isso é a falta de conhecimento dessas diretrizes pelos desenvolvedores. Como uma proposta de solução para aproximar tais diretrizes à prática de desenvolvimento, apresenta-se neste trabalho uma ferramenta colaborativa para compartilhamento de experiências e decisões relacionadas com as técnicas na produção de artefatos de desenvolvimento web, seguindo as diretrizes de acessibilidade WCAG 2.0.

Segundo Freire, Russo e Fortes (2008), apesar dos esforços na elaboração de diretrizes para acessibilidade, os desenvolvedores frequentemente não as conhecem, as organizações não se dedicam em aplicá-las e as ferramentas de autoria não dão o suporte adequado ao seu emprego. Tal pesquisa descreve um estudo realizado com a participação de 605 pessoas envolvidas em projetos web, no qual foi verificado, por meio da aplicação de um questionário, que 48% dos respondentes não utilizam nenhum método de incorporação e avaliação de acessibilidade. Assim, a motivação para este trabalho está relacionada em como solucionar ou amenizar o problema da não utilização de boas práticas de desenvolvimento na web, por parte dos desenvolvedores.

O panorama encontrado é o da falta de mecanismos eficientes que auxiliem o desenvolvedor, informando-o e apoiando-o a utilizar efetivamente experiências anteriores, de forma consistente, durante o processo de desenvolvimento das aplicações web. Considerando uma equipe de desenvolvimento, frequentemente tem-se a falta de padronização na forma de implementação, não sendo consultadas experiências anteriores e com pouca documentação de casos de sucesso, as quais seriam úteis para facilitar o desenvolvimento com acessibilidade.

A partir dessa problemática contextualizada e do estudo de diretrizes de acessibilidade, é descrito aqui um sistema colaborativo para troca organizada de experiências sobre o desenvolvimento de acessibilidade em artefatos de interação.

A ferramenta para discussão sobre acessibilidade aqui apresentada, AccessibilityUtil.com, já está disponível online nos idiomas português e inglês, de modo a ampliar a possibilidade de contribuição à mesma.

O intuito geral da ferramenta é permitir a disseminação da informação e disponibilidade de recursos a outros desenvolvedores, provendo mecanismos de colaboração que auxiliem no desenvolvimento com acessibilidade.

Ao pesquisar sobre outras ferramentas para o domínio, verificou-se que a maioria visa tratar a acessibilidade de elementos já desenvolvidos, realizando a sua avaliação. A ferramenta AccessibilityUtil almeja ser utilizada durante os processos de análise e desenvolvimento.

Assim, é esperado que se chegue no momento de avaliação com o menor número de erros possível, considerando também que o custo de modificações após um desenvolvimento efetuado é muito maior do que se a correção ou o bom desenvolvimento forem praticados em etapas anteriores. O sistema possibilita o cadastro de usuários para que possam criar artefatos, visualizar os já presentes e fazer avaliações, inserindo suas experiências e decisões de projeto, contribuindo com relatos de uso e técnicas para se ter a completude dos critérios de acessibilidade para cada artefato, a partir de uma metodologia de colaboração entre os especialistas em acessibilidade.

A base de dados modelada possibilitou a inserção de todos os princípios, com suas respectivas descrições e códigos, as guidelines, com nome, código e descrição, além dos critérios de sucesso, com nome e código, conforme documentado na WCAG 2.0.

Optou-se pelo cadastro de artefatos web para tornar o sistema flexível, ao invés dele suportar apenas padrões, por exemplo. São considerados artefatos, nesse contexto, quaisquer elementos presentes na construção de aplicações web, para os quais haja alguma consideração sobre acessibilidade. Também deve comportar os tipos de artefatos, com nome e descrição, as avaliações e seus respectivos dados, como a data de cadastro, os comentários, o nível de entendimento e de dificuldade de cada experiência relatada e recomendações.

O administrador pode gerenciar os tipos de artefatos aceitos pelo sistema, visualizar relatórios de utilização, listar os usuários e fazer uma mediação dos conteúdos enviados. Os participantes, por sua vez, podem criar artefatos relacionados aos tipos inseridos pelo administrador, visualizar todos os artefatos previamente cadastrados no sistema e avaliá-los. A criação de tipos de artefatos auxilia para uma melhor organização dos mesmos, categorizando-os. Como categorias iniciais foram inseridas as seguintes: “Padrões”, “Tags” e “Outros”. O objetivo de se ter a categoria genérica “Outros” é permitir flexibilidade na categorização inicial, sendo que caso tenha vários artefatos, os mesmos serão verificados e uma nova categoria poderá ser criada para os acomodar.

O cadastro de artefatos é feito de maneira a dificultar duplicações. Quando o participante insere o nome do artefato, é feita uma busca para mostrar possíveis candidatos que descrevam o artefato a ser inserido pelo participante. Caso esse nome do artefato já exista no sistema, o participante pode complementar a descrição do artefato e fazer avaliações sem precisar cadastrá-lo novamente. A cada artefato, podem ser inseridas imagens para ilustrá-lo e colaborar com sua descrição.

A avaliação é feita selecionando a diretriz de acessibilidade e posteriormente escolhendo os critérios de sucesso habilitados a partir da seleção da diretriz. Os outros dois campos a serem preenchidos são os comentários gerais de acessibilidade e a pontuação da dificuldade em se desenvolver com acessibilidade.

É importante destacar que a interface foi planejada para apoiar aqueles que não têm conhecimento em profundidade sobre a WCAG 2.0, mostrando o texto relacionado a uma determinada diretriz quando o usuário permanece com o foco ou o ponteiro do mouse alguns instantes em cada opção, via atributo “title”. Caso fosse um requisito conhecer as diretrizes para fazer a avaliação, isso poderia ser uma barreira para os desenvolvedores, e portanto, da forma como proposta na ferramenta ajuda na disseminação das mesmas.

Além do desenvolvimento da ferramenta, que consumiu tempo e esforços significativos tem-se como resultados a aplicação inicial da mesma.

Assim, desde o seu lançamento, em maio de 2011, foram computados 560 acessos de usuários registrados na ferramenta, 117 usuários e 83 artefatos distribuídos nos três tipos, a saber: 41 em “Padrões”, 23 em “Tags” e 19 em “Outros”.

Em relação às colaborações inseridas tem-se nesse mesmo período: 591 avaliações, 59 imagens e 199 comentários adicionados em avaliações.

Tal aplicação inicial com sucesso, inclusive com feedback positivo de usuários, vem trazer maior confiança de que o modelo de banco de dados proposto teve seu papel cumprido no sentido de se obter colaboração no domínio de acessibilidade na Web.

Outra característica interessante de resultados é em relação aos diferentes relatórios que podem ser gerados a partir da base de dados da ferramenta AccessibilityUtil. Tais relatórios envolvem diferentes visões como, por exemplo, saber qual o critério de sucesso foi mais comentado e para quais artefatos ele se aplica.

Para esclarecer ainda sobre os cenários de uso da ferramenta e de suas contribuições, são apresentados a seguir três exemplos principais de possível utilização:

1. Um desenvolvedor que deseja inserir uma técnica relacionada a um certo padrão ou tag
2. Um desenvolvedor que usou uma dada técnica e tem comentários positivos/negativos sobre ela
3. Um desenvolvedor que quer usar um certo padrão de interface ou interação que vai consultar a ferramenta AccessibilityUtil para ponderar sobre as técnicas existentes e o que outros desenvolvedores e especialistas discutem sobre elas antes de usar.

Dessa forma, as principais contribuições deste trabalho podem ser resumidas conforme apresentadas a seguir:
i) contato dos participantes com as diretrizes de acessibilidade e visualização de diferentes pontos de vista sobre a mesma avaliação
ii) colaboração dos participantes para a completude às diretrizes de acessibilidade para um determinado artefato
iii) montagem, evolução e difusão de uma base de dados de experiências práticas sobre desenvolvimentos com usabilidade relacionando com artefatos e diretrizes oficiais e iv) consulta por artefatos já avaliados e atendentes às diretrizes, provendo maior aprendizado e identificação de premissas inadequadas.

Uma reportagem veiculada na TV Pirapitinga – Globo sobre a ferramenta pode ser vista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XYk_Oz2W82g.

Foram feitas significativas publicações científicas sobre a ferramenta, incluindo a apresentação em duas conferências internacionais (Itália e Brasil) e uma demonstração de uso em um importante evento em Florianópolis. Tais publicações são listadas a seguir:

BITTAR, T. J. AMARAL, L. A. FORTES, R. P. M.. AccessibilityUtil: a tool for sharing experiences about accessibility of web artifacts. In: 29th ACM international conference on Design of communication, 2011, Pisa. Proceedings of 29th ACM international conference on Design of communication, 2011. v. 1. p. 17-24.

BITTAR, T. J. LOBATO, L. L. AMARAL, L. A. FORTES, R. P. M. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA ACCESSIBILITYUTIL.COM: COLABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM ACESSIBILIDADE NA WEB. In: Conferência IADIS Ibero Americana WWW/INTERNET 2011, Rio de Janeiro. Actas da Conferência IADIS Ibero Americana WWW/INTERNET 2011, 2011.

AMARAL, L. A. BITTAR, T. J. LOBATO, L. L. FORTES, R. P. M. AccessibilityUtil.com: uma ferramenta para colaboração de experiências de acessibilidade na Web. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - Webmedia 2011, Florianópolis. Anais do Webmedia 2011, 2011.

Mais informações:

http://www.accessibilityutil.com/